sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Curiosidades sobre casa de madeiras

Esta não será o modelo que escolhemos.
A empresa tem vários modelos que são padrões...
Nós escolhemos o modelo que daria em nosso terreno e que estaria mais dentro das nossas necessidades.




Coloquei aqui alguns textos da Empresa Vimaden que está fazendo a nossa casa!!!

Já me perguntaram sobre a durabilidade....
Aqui vai o que pesquisei e que é dito pela empresa...


Quanto dura uma casa de madeira?

Casas feitas de cerne de madeiras duras, como as da Vimaden, duram tanto ou mais que uma de alvenaria, exigindo muito pouca manutenção, que se restringe à renovação do verniz ou da pintura, quando estes se apresentarem desgastados, a verificação de tempos em tempos das condições das telhas, calhas e rufos, coisas que, de resto, são comuns em qualquer tipo de construção. Com alguns poucos cuidados a casa de madeira dura gerações, sempre preservando o conforto e a beleza da madeira nobre.
De acordo com Francisco, arquiteto e representante da Vimaden essas casas não são frágeis e menos resistentes. Ele diz que se uma casa de madeira for abandonada, sem nenhum tipo de manutenção, dura até 50 anos. Quando são submetidas as manutenções básicas, esse tempo pode triplicar....



Demora muito para construir uma casa de madeira?

Normalmente, em 90 dias contados do início das fundações, uma casa com cerca de 130 m² já estará pronta para ser habitada. Considera-se 20 dias para o preparo da base, mais 30 dias em média para montagem do kit, cobertura, instalação de portas e janelas, etc e os restantes 40 dias são destinados para o acabamento, tais como colocação de pisos, execução da hidráulica, pintura, vidros e execução das obras periféricas, tais como cercas, jardins, calçadas, etc. Na prática, uma vez montado o kit, o cliente escolhe o ritmo que melhor lhe convém para executar as demais etapas.


Preciso de mão de obra especializada?

A mão de obra necessária para construir uma casa Vimaden é, com exceção do carpinteiro montador do kit, exatamente a disponível no mercado para quaisquer tipos de obras. Ou seja, o pedreiro necessário para as fundações e acabamento do telhado, eletricista, encanador, pintor, etc., podem ser contratados pelo cliente entre os profissionais de sua confiança ou bem recomendados, atuantes na região em que está localizada a construção. Quanto ao montador do kit, a Vimaden se responsabiliza pela indicação de um profissional qualificado para o trabalho, que será pago diretamente pelo cliente. A Vimaden garante que o profissional por ela indicado montará o kit de acordo com as exigências do projeto.

Posso fazer meu próprio projeto?

Sem dúvida. Além dos projetos padrão sugeridos pela Vimaden, que visam cobrir um variado leque de necessidades, o cliente pode não só praticar mudanças nesses projetos padrão, com o fim de adequá-los às suas necessidades específicas, como também trazer seus próprios desenhos e idéias. Qualquer casa de um ou dois pavimentos, térrea ou sobre laje, pode ser adequada ao sistema Vimaden, geralmente com poucas modificações em relação ao projeto original. A Vimaden preparará um croqui para estudo e orçará o kit com base no mesmo, sem compromisso.


Quais as inovações do Sistema Vimaden?

O sistema de construção utilizando paredes estruturais de madeira com encaixes horizontais do tipo macho e fêmea é amplamente difundido no mercado brasileiro, onde inúmeras empresas adotaram o método com poucas variações.

A Vimaden é composta por profissionais com mais de 20 anos de experiência no mercado de casas pré-fabricadas, experiência que serve de suporte para o constante aperfeiçoamento do sistema construtivo.
Assim, a Vimaden reúne no seu pacote tecnológico alguns elementos que, se não são, em alguns casos, exclusivos, em conjunto definem um sistema coerente. Esses elementos são:
a) Uniformidade das espécies utilizadas em cada função estrutural. As madeiras são utilizadas segundo sua adequação técnica ou estética, mas não há mistura dentro de um mesmo elemento construtivo.
b) A profundidade dos encaixes entre as peças de parede é maior que a média do mercado, garantindo ótima estanqueidade.
c) As prumadas, peças verticais para alinhamento das paredes, têm seção de 120x120 mm, com canais de 30 mm de profundidade, visando igualmente propiciar melhor estanqueidade.
d) Os pilares que apoiam as varandas e caixas dágua externas são maciços na seção 140x140 mm, o que beneficia o aspecto estético do conjunto
e) Os caibros na verdade são vigotas, já que têm a bitola 40x120 mm, que, além de maior robustez, garantem um colchão de ar mais amplo entre o forro e a telha, tendo em vista o melhor conforto térmico.
f) Projetos arquitetonicamente mais elaborados, com ampla utilização de treliças de vidro, múltiplas águas e outros elementos estéticos que tornam a residência não só mais bonita e elegante, como também mais confortável, aconchegante e arejada.

Um comentário:

Ângela & Thiago disse...

Nossa amei sua casa, sempre gostei muito de madeira, tudo em madeira, e fiquei apaixonada pela sua casa, e pode vir me visitar sempre e eu sempre estarei por aqui tb para trocar ideias....bjinhosssss