Quando estava pesquisando sobre casa de madeira achei o blog da Mônica Monazzi,jornalista que mora aqui em Brasília. Ela passou a ser pra mim uma nova amiga, ainda só por email, mas um dia a gente se encontra.
Me encantei pelo texto dela sobre a casa de madeira que ela morava...
Eu que estava cheia de dúvidas logo me empolguei de ter uma casa de Madeira também!!!
Valeu Mônica pela ajuda!!! Sei que irá passar por aqui e já deixo um grande abraço cheio de carinho...
Aí embaixo vai o endereço do blog dela.
www.vejacomoquiser.blogspot.com
Este texto aí embaixo é dela.
QUARTA-FEIRA, 2 DE JUNHO DE 2010
Porque construir casas de madeira?
Desde o dia em que visitei a casa (que hoje é minha) com a corretora de imóveis, fiquei muito curiosa para saber mais sobre casas de madeira.
Pesquisei sobre a durabilidade, as condições térmicas, a conservação e a resistência de um tipo de moradia que já foi unanimidade, mas que caiu em desuso por causa da alvenaria.
Vi que casas de madeira oferecem as condições térmicas ideais, coisa que as casas de alvenaria nunca vão conseguir. Depois que me mudei pude constatar isso na prática. O interior da casa se tornou nosso refúgio (se do lado de fora estiver muito quente, dentro de casa está geladinho e se no exterior da casa estiver muito frio, lá dentro está bem quentinho).
Para furar é mais complicado, antes de nos mudar ficava com medo de não poder colocar um quadro na parede sem ficar esperando que ele fosse cair a qualquer momento, mas na prática, ao tentar fazer a furação para instalar o suporte da TV, a furadeira não aguentou a densidade da madeira e queimou, com direito a bastante fumaça...
Sobre a durabilidade não há o que se questionar, as casas de madeira são infinitamente mais duradouras do que as de alvenaria e na Europa há registros de casas com mais de 600 anos e a manutenção é mais fácil e menos frequente do que as casas convencionais. Enquanto as casas comuns pedem reformas extensas de tempos em tempos, as casas de madeiras requerem apenas a troca do verniz, geralmente uma vez a cada 10 anos, além da verificação de telhas, calhas e rufos, coisa que é comum em qualquer tipo de construção.
- Muitos fazem essa pergunta por que, dado o grande predomínio das construções de alvenaria no nosso País, ficam com dúvida sobre se a casa de madeira tem realmente vantagens sobre a sua alternativa. Existem países, como os Estados Unidos, onde acontece o contrário, ou seja, as casas de madeira são as esmagadoras maiorias entre as residências daquela nação. E devemos considerar que eles nem dispõem de madeiras como aquelas que nós usamos.
Algumas qualidades que favorecem a casa de madeira:
a) Excelentes condições de habitabilidade
b) Rapidez na construção; c) Racionalidade da obra e ausência de desperdício de materiais;
d) Praticidade de acabamento;
e) Facilidade de manutenção;
f) Facilidade na execução de alterações futuras;
g) Possibilidade de desmontagem e mudança, com pouquíssimas perdas de material;
h) Durabilidade de gerações;
i) Baixo custo de conservação;
j) Conforto térmico;
k) Beleza e nobreza do material.
A outra mais comum pergunta é :
Seguem abaixo outras questões acerca de construção de casas de madeira, tais quais :
Quanto dura uma casa de madeira?
- Casas feitas de cerne de madeiras duras, duram tanto ou mais que uma de alvenaria, exigindo apenas a manutenção, que se restringe à renovação do verniz ou da pintura, quando estes se apresentarem desgastados, a verificação de tempos em tempos das condições das telhas, calhas e rufos, coisas que, de resto, são comuns em qualquer tipo de construção. Com alguns poucos cuidados a casa de madeira dura gerações, sempre preservando o conforto e a beleza da madeira nobre.
Uma casa de madeira é segura?
- As paredes de madeira são tão resistentes quanto às de outros materiais.
Construções em madeira têm custo reduzido quando comparados as de alvenaria?
- Com certeza. Se considerarmos uma casa de alvenaria com a mesma qualidade de acabamento, seguramente a alternativa em madeira será mais competitiva. Tanto pela rapidez da montagem, quanto pela facilidade do acabamento, indubitavelmente os custos envolvidos são significativamente menores no caso da construção em madeira. Não há desperdício de material, já que o kit de madeira incorpora todos os componentes estruturais da casa (paredes, pilares, prumadas, vigas, caibros, ripas), além dos batentes, janelas, portas, forro, tabeiras, rodapé, estrutura para suporte da caixa d’água interna ou externa, e outros itens de acabamento. Opcionalmente ainda podem ser inclusos no kit assoalho, deck, parapeitos e subcobertura. O cliente só terá que providenciar a fundação de alvenaria, as telhas, pisos e os dispositivos elétricos e hidráulicos, além da pintura e vidros, mas para isso conta também com uma detalhada relação desses materiais complementares para facilitar o orçamento e aquisição dos mesmos. No final, tudo resulta em obra racional, limpa e rápida, o que se traduz em economia adicional, além daquela resultante do próprio preço do kit, o que nos deixa afirmar que, seguramente a alternativa em madeira, também em termos de custo, será mais competitiva.
Viver numa casa de madeira
Na maioria das vezes, quando se ouve falar em casa em madeira, associam o termo a um material que se degrada e não apresenta a resistência e acolhimento desejado numa casa. No entanto, este pensamento tem sido errado, na maior parte das vezes pela falta de informação geral. A tecnologia e investigação no sector das madeiras, levou a métodos e descobertas surpreendentes, que permitem que este material possua propriedades e duração desejada para quase todo o tipo de construções. Senão vejamos. Uma casa em madeira é muito mais saudável e acolhedora que qualquer outra erigida em betão. Sendo um material orgânico e natural, absorve e expulsa a humidade, regularizando a atmosfera. Os produtos utilizados no seu interior, como o óleo de linhaça, são 100% naturais, contribuindo para a saúde dos moradores.
O isolamento térmico da madeira é seis vezes maior ao do tijolo, 15 vezes superior ao do betão, 400 vezes superior ao aço e 1770 vezes superior ao alumínio. Assim, é possível manter o ambiente interior quente no Inverno e fresco no Verão, com poupanças de energia que podem ultrapassar os 50% em relação às construções de alvenaria ou pedra. Uma parede de madeira com 17 cm de espessura equivale a uma outra em cimento com 40 cm.
Por outro lado, as propriedades acústicas da madeira são amplamente reconhecidas: absorve uma parte importante da energia das ondas sonoras que recebe, com a consequente redução da poluição acústica. A casa em madeira é uma casa silenciosa e reduz o stress dos seus habitantes. Estas casas contribuem para a prevenção de doenças reumáticas e das vias respiratórias, pois estabilizam a humidade e purificam o ar. Sendo cálida e relaxante, a madeira também ajuda a evitar as chamadas doenças dos países desenvolvidos, como o stresse, a depressão ou a agressividade.
Por ser um isolante térmico natural, a temperatura no interior da habitação é estável, independentemente das condições exteriores. A capacidade de absorção de calor é significativamente, menor que a do cimento e tijolo. A madeira 'respira', absorvendo ou devolvendo humidade ao interior da habitação, mantendo os seus níveis em valores saudáveis, sem infiltrações nem paredes húmidas. Na realidade, a madeira é um dos melhores isolantes naturais que existem. Tanto assim, que é utilizada no revestimento interno de caixas de distribuição eléctrica, em cabos de panelas e em deques de piscinas.
Perguntas mais frequentes
Porquê casa de madeira?
Dado o grande predomínio das construções de alvenaria no nosso País, muitas pessoas ficam com dúvida sobre se a casa de madeira tem realmente vantagens. Existem países onde acontece o contrário, ou seja, as casas de madeira são a esmagadora maioria, como Estados Unidos, Canadá, Austrália, Japão, Noruega, Suécia, Finlândia e outros países do norte da Europa. Na Norte da Europa mais de 80% das vivendas são construídas em madeira.
a) Muito boas condições de habitabilidade
b) Rapidez na construção;
c) Facilidade de manutenção;
d) Facilidade de modificações e alterações no futuro;
e) Duração de várias gerações (quando feita a manutenção adequada);
f) Baixo custo de conservação;
g) Conforto térmico;
h) Beleza e harmonia, e agradável ao tacto;
A casa de madeira é mais cara que a de alvenaria?
Se considerarmos uma casa de alvenaria com a mesma qualidade de acabamento e condições de habitabilidade, seguramente a alternativa em madeira será uma melhor opção.
Tanto pela rapidez da construção, como pela facilidade do acabamento, passando por diversos custos, os custos envolvidos poderão ser menores no caso da construção em madeira. Praticamente não existem desperdícios de materiais.
Construir em madeira é um bom investimento?
O que determina o valor de um imóvel é a sua localização, qualidade do acabamento, conservação, aspecto geral, funcionalidade e enquadramento no meio ambiente. Nesse aspecto, uma residência em madeira de boa qualidade tem mais condições que uma construção em alvenaria, uma vez que responde com vantagem aos factores e condições de mercado.
Demora muito para construir uma casa de madeira?
Normalmente, demora entre 30 a 200 dias, dependendo dos diversos factores, entre os quais a área da construção.
Nota: Existem inumeras reclamações em construções deste género. Em quase todos os casos os proprietários apontam o dedo ao material madeira. É de notar que nem sempre a culpa deve ser atribuida ao material. Alguns construtores ou fabricantes de casa de madeira revelam-se, numa tentativa de diminuição de custos, maus profissionais. Relativamente a alguns casos, a madeira aplicada não se encontra no estado seco, ideal para a montagem, evitando deformações pós construção. Noutros caso verifica-se um método de construção com falhas ou defeitos, que à primeira vista parecem inofensivos para a estrutura, verificando-se posteriormente quebras ou desniveis, relativamente ao inicial, possivelmente devido à falta de certificação da madeira utilizada. Estes são apenas alguns exemplos que deve ter em conta aquando a aquisição de uma estrutura constituida essencialmente com este material.
Para mais informações confirme as informações com diversos fornecedores destes serviços ou especialistas na área.
Gostaram?? Eu estou amando morar em uma casa de madeira e se me perguntassem se desejo voltar a morar entre o concreto, a resposta seria: DE JEITO NENHUM!!!!!!!!!
Um comentário:
Gostei muito desta postagem,
compartilhei no facebook!
bjss
Postar um comentário